Duração:

10 semestres

Turno das Aulas:

Noturno

}

Horário das Aulas:

18:50h às 22h

Responsável pelo Curso:

Profª. Roberta Albino Gonçalves Ferreira

Graduada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (2017). Mestre em Assistência e Avaliação em Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2021), com ênfase em pesquisas relacionadas ao câncer do colo uterino. Coordenadora do curso de Farmácia do Centro Universitário Mais – UniMais. Docente do Ensino Superior no Centro Universitário Mais – UniMais, em disciplinas dos cursos de Farmácia, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia. Membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem do Centro Universitário Mais – UniMais.

O farmacêutico é um profissional de nível superior que atua na área da saúde, podendo pesquisar, desenvolver, produzir, manipular e selecionar medicamentos, além de assumir a responsabilidade técnica em farmácias, drogarias, distribuidoras, hospitais e laboratórios. Ele também pode pesquisar e controlar a qualidade de derivados do sangue, analisar tecnicamente e emitir laudos na indústria alimentícia, e atuar como professor ou pesquisador em universidades.

Existem mais de 70 atividades que o farmacêutico está autorizado a exercer. Hospitais, laboratórios, farmácias, a indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos, a agricultura, a prevenção de pragas, a distribuição de fármacos e órgãos públicos e de fiscalização são algumas das áreas onde ele pode trabalhar.

O farmacêutico estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados e orienta seu processo de fabricação. Pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica o cumprimento das normas sanitárias.

Em laboratórios de análises clínicas, realiza exames para diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas tradicionais ou personalizadas.

A profissão do farmacêutico foi regulamentada em 1931. Para exercê-la, é preciso ter diploma de nível superior e obter o registro no Conselho Regional de Farmácia do estado onde trabalha. É importantíssimo que o diploma de curso superior em Farmácia seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), pois somente assim será possível obter o registro profissional.

Matriz Curricular

Portaria de Autorização – Curso de Farmácia – n. 816 – 29-10-2015
Portaria de Reconhecimento do Curso de Farmácia – n. 181 – 23_06_2020 – DOU 24-06-2020. 181 – 23_06_2020 – DOU 24-06-2020
PORTARIA N. 181 – Reconhecimento ECI 2020