Enfermagem
Duração:
10 semestres
Turno das Aulas:
Noturno
Horário das Aulas:
18:50h às 22h
Responsável pelo Curso:
Profª. Nilvianny de Souza Coelho
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEG-GO-Inhumas (2023). Possui Pós-Graduação em Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva pelo Centro Goiano de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (CGESP, 2017). Graduada em Enfermagem (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO, 2015), foi membro da comissão social da Liga Acadêmica Clínica Traumática de Enfermagem da PUC-GO e bolsista da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) durante a graduação. Atua como enfermeira assistencial na UTI do Hospital Latifa, em Inhumas-GO (2018), e realizou estágios voluntários nos Hospitais Lucio Rebelo e Jacob Facuri (2017/2018). Foi docente do curso Técnico de Enfermagem e Radiologia da escola Irmã Dulce – CEPIDU (2017-2020), em Goiânia-GO, e da FACULDADE FAN PADRÃO NOROESTE, no curso Técnico em Enfermagem (2020/2021). Aluna especial do PPGE-Inhumas (2022), é atualmente docente do Ensino Superior da FACMAIS-Inhumas, supervisora e preceptora de Estágio Supervisionado I e II na Faculdade de Inhumas FACMAIS, orientadora e avaliadora de TCC. Elabora questões e apostilas para concursos na área da Saúde (2022-2024) e leciona na Faculdade Tecnológica Falcão (FAESPE-EDUCACIONAL, 2022). É membro do colegiado da FacMais desde 2020, coordenadora do curso de Enfermagem do CENTRO UNIVERSITÁRIO MAIS – INHUMAS (2023-2024), presidente do colegiado e NDE do curso de Enfermagem da UNIMAIS-Inhumas (2024) e coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Itaberaí-FACMAIS-ITABERAÍ (2024).
O profissional de enfermagem atua no planejamento, na organização e na execução de cuidados de saúde de indivíduos e grupos em diversos ambientes. Além de instituições de saúde, como clínicas e hospitais, sua presença é fundamental e obrigatória em grandes eventos culturais e esportivos. O enfermeiro dedica-se a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, por exemplo. Este profissional é indispensável em hospitais, atua em clínicas e presta atendimento domiciliar. Além disso, trabalha no atendimento de urgência, emergência e pré-hospitalar, como no Samu, em casas de parto, no campo da estética, em laboratórios e centros de diagnóstico, no sistema prisional, entre outros. O profissional de enfermagem também pode ter seu próprio consultório, onde realizará ações de prevenção e assistência à saúde. Dentro de um hospital, seu principal papel é coletar dados sobre o estado de saúde do paciente e definir a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem. É também responsável pela higiene, alimentação, administração de medicamentos e pelos curativos.
Na saúde coletiva, o enfermeiro atua em comunidades, na prevenção de doenças ou em trabalhos educativos. Existem ainda atribuições mais complexas nesse campo, como a realização de consulta de enfermagem, solicitação de exames e prescrição de medicamentos mediante protocolos institucionais estabelecidos. Conforme o nível de especialização, o enfermeiro pode atuar em áreas ainda mais complexas, como assistência ao paciente crítico e passagem de sondas, entre outras.
Matriz Curricular