Duração:

10 semestres

Turno das Aulas:

Noturno

}

Horário das Aulas:

18:30h às 22h

Responsável pelo Curso:

Dyogo Henrique Barnabe Tinoco

Professor especialista, com pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Graduado em Direito pela mesma instituição, é advogado proprietário da Tinoco Advogados Associados e professor de cursos preparatórios para concursos públicos, processos seletivos e docência universitária, além de instrutor da ESA – Escola Superior de Advocacia, nas áreas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Direito Civil e Processo Civil, Direito Constitucional e Processo Constitucional e Direito e Processo Tributário. Atualmente, coordena cursos de graduação e pós-graduação em Direito.

É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, organizando as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção dessas relações – entre cidadãos, empresas e poder público – é a função do bacharel em Direito.

Como advogado, defende os interesses do cliente em diversos campos. Como juiz, resolve litígios entre indivíduos ou empresas, analisando disputas e conflitos com base na Constituição e nas leis.

O bacharel tem duas carreiras distintas: pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica (veja abaixo). Para ser advogado, é preciso ser aprovado no exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia deve prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.

O curso de graduação é generalista e enfatiza as Ciências Humanas. Os três primeiros anos são essencialmente teóricos, com aulas de português, sociologia, teoria do Estado e economia, além de matérias específicas do Direito: civil, constitucional, penal, comercial e medicina legal. Nos trabalhos práticos, o aluno atua como juiz ou advogado em simulações de julgamentos.

Em geral, a carreira e a especialização a ser obtida em uma pós-graduação começam a ser definidas no quinto ano, na escolha das disciplinas de formação específica. São obrigatórios o estágio e uma monografia para obter o diploma.

Matriz Curricular

Portaria de Autorização do Curso de Direito, n.70, 1°-06-2011

Portaria de Reconhecimento do Curso de Direito, n. 421, 08-05-2017 – DOU

Portaria de Reconhecimento do Curso de Direito, n. 421, 08-05-2017
Portaria de Renovação de Reconhecimento – Direito, n. 207, de 25 de junho de 2020