Preaload Image

Histórico

A Biblioteca tem por finalidade apoiar a comunidade acadêmica em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além do atendimento a professores e alunos da Instituição, a Biblioteca Cora Coralina está aberta à comunidade, atendendo diariamente a qualquer usuário.

A Biblioteca tem regulamento próprio que disciplina sua finalidade, estrutura, funcionamento, sistemas de empréstimo, direitos e deveres do usuário.

Biblioteca

A IES possui uma biblioteca com área total de 340 m², contendo 15 comutadores, 8 espaços de estudos individuais, 60 lugares de estudo em grupo distribuídos em 10 mesas de 4 lugares e 3 espaços de trabalho em grupo. Esse espaço atende plenamente aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de alunos, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

  1. a) Acervo por Área de Conhecimento

O acervo está classificado, utilizando-se Classificação Decimal Universal (CDU), juntamente com o CUTTER que forma o número de chamada (número de localização do livro na estante). Para a catalogação é usado o Código de Catalogação Anglo Americano (CCAA), tradução do Anglo American Cataloguing Rules, 2º ed. (AACR2).

As instalações para o acervo constam com iluminação adequada e as condições para armazenagem, preservação e disponibilização obedecem aos padrões exigidos. Há extintores de incêndio e sinalização bem distribuída.

  1. b) Livros

Para compor o acervo dos cursos, a Faculdade de Ituiutaba – FacMais, possui a bibliografia básica e complementar indicada no projeto pedagógico de cada curso. Além do acervo específico que é priorizado, a biblioteca disponibiliza obras de referência e um acervo abrangente de outras áreas de conhecimento.

Todo o desenvolvimento do acervo foi norteado pelo projeto pedagógico dos cursos, baseando-se na atualização dos títulos existentes frente ao mercado editorial, adequando o número de exemplares ao número de alunos e incluindo novos títulos para atualização do acervo semestralmente

  1. c) Periódicos

A biblioteca conta em seu acervo com periódicos, nacionais específicos para os cursos e outros de interesse da comunidade acadêmica. Para tanto são mantidas assinaturas correntes de periódicos, que poderão ser ampliadas, de acordo com as indicações da comunidade acadêmica.

  1. d) Informatização

O acervo adquirido está todo representado no sistema informatizado pela Faculdade de Ituiutaba – FacMais, qual seja: Sistema Educacional Integrado (SEI), inclusive com possibilidade de acesso remoto.

Este sistema proporciona acesso imediato às informações desejadas, permitindo a consulta por autor, título e assunto. Além das consultas, o sistema informatizado permite a utilização das funções de renovação do empréstimo e reservas online.

A Biblioteca possibilita à comunidade acadêmica o acesso à Internet através de um ambiente WI-FI (Internet sem fio).

  1. e) Base de Dados

A biblioteca disponibiliza bases de dados (on-line) para pesquisa, instalados em locais apropriados da biblioteca em microcomputadores com acesso à Internet para consulta às bases de dados on-line.

– Minha Biblioteca

É uma plataforma cadastrada por IP, em que docentes e discentes efetuam seu cadastro junto a bibliotecária, assim usufruindo um acesso fácil e rápido a cerca de 8 (oito) mil títulos de diversas áreas de especialização, sendo direito, ciências sociais aplicadas, saúde, educação, entre outras; constituídos por quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil, – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – proporcionando ao pesquisador uma pesquisa prática, em uma plataforma inovadora para acesso de conteúdos técnicos e científicos de qualidade.

– Sumário.org

Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros, de acesso gratuito. Contando que a IES tenha cadastro na base e artigos científicos indexados, todos os docentes e discentes poderão efetuar cadastro. Esta base de dados é resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT).

  1. f) Multimídia

O acervo multimídia é composto por CD-ROM e DVDs. A biblioteca disponibiliza aos usuários os equipamentos necessários para a utilização deste material.

  1. g) Jornais e Revistas

 A biblioteca conta ainda com a assinatura corrente de jornais e revistas nacionais.

  1. h) Espaço Físico para Estudos

A biblioteca oferece espaço físico para estudos individuais e em grupo. As instalações para estudos individuais e em grupo são adequadas no que se refere ao espaço físico, acústica, iluminação, ventilação e mobiliário.

  1. i) Horário de Funcionamento

A biblioteca funcionará de segunda a sexta-feira no horário das 13h às 22h; e aos sábados das 8h às 12h.

  1. j) Pessoal Técnico-Administrativo

O pessoal técnico-administrativo da biblioteca é composto por 01 (um) profissional com formação na área de Biblioteconomia e 1 auxiliar de biblioteca.

A bibliotecária responsável, Aline Martins possui curso de graduação em Biblioteconomia  e está registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia, 1ª Região, sob o nº CRB-3428.

  1. k) Serviços Oferecidos

A biblioteca disponibiliza os seguintes serviços: consulta local; empréstimo domiciliar; reserva; levantamento bibliográfico; comutação bibliográfica (COMUT); e orientação quanto à normalização bibliográfica (normas ABNT). A consulta ao acervo é de livre acesso aos usuários internos e externos, que poderão dirigir-se às estantes onde estão dispostas as obras, ou então, aos microcomputadores disponíveis na biblioteca, que permitem a busca online por autor, título e assunto. São habilitados ao empréstimo domiciliar os alunos, regularmente matriculados, bem como professores e servidores, mediante prévio cadastramento da digital.

O cadastramento do usuário é feito mediante a observância dos procedimentos abaixo descritos:

  1. a) alunos são cadastrados na biblioteca, após efetuarem a matrícula;
  2. b) professores e servidores efetuam seu cadastramento na biblioteca, mediante a apresentação de identidade funcional ou de documento que comprove sua situação funcional na Instituição.

Alunos podem retirar para empréstimo até 03 (três) obras. O prazo de empréstimo é de 7 dias e pode ser renovado presencialmente ou via online, desde que o mesmo não esteja na reserva. Aos professores é permitida a retirada de 05 (cinco) obras, por um prazo de 30 dias. Aos servidores é permitida a retirada de 03 (três) livros, por um prazo de 07 (sete) dias.

A renovação pode ser feita presencialmente na área de empréstimos/devolução da biblioteca ou de forma online, desde que não esteja em atraso ou em cadastro de reserva. As reservas podem ser realizadas pelo atendimento da biblioteca ou de forma online pelo Sistema Educacional Integrado (SEI). Todo material emprestado pode ser reservado e, quando devolvido, fica à disposição do usuário que reservou por 24 horas. Após esse prazo, passa para outro usuário ou volta à estante.

O levantamento bibliográfico é realizado em base de dados, nacionais e estrangeiras. A comutação bibliográfica é oferecida a usuários internos e externos. É utilizado o Sistema de Comutação Bibliográfica do IBICT, o COMUT.

  1. l) Plano de Atualização e Cronograma de Expansão do Acervo

A Faculdade de Ituiutaba – FacMais adota uma política permanente de aquisição, expansão e atualização do acervo, baseada nas necessidades dos cursos ministrados. O objetivo é manter uma biblioteca dinâmica e sempre atualizada, respondendo às necessidades didático-pedagógicas de todos os cursos ministrados e que venham a ser implantados.

A política de aquisição e expansão do acervo atende a um cronograma elaborado pela biblioteca por meio do levantamento das necessidades dos usuários e elaboração de dotação orçamentária em consonância à projeção de compras estipulada pela Diretoria da Instituição.

Sob esse direcionamento, a Instituição contempla para os projetos de implantação dos novos cursos e manutenção dos cursos em funcionamento, a adequação do orçamento elaborado no ano anterior, projetado para atender às necessidades identificadas. As formas de execução da política de aquisição e expansão observam, em primeira instância, as recomendações do Ministério da Educação, se há uma relação direta entre o número de obras disponíveis e a quantidade de vagas ofertadas, de tal forma que possa suprir toda e qualquer expectativa de alunos e professores nas atividades de estudo e pesquisa, realização de trabalhos científicos e consultas bibliográficas.

A política de atualização do acervo objetiva atender à demanda de novas obras disponíveis para os cursos e atualizar as obras já existentes. Aos professores da Instituição é solicitada uma lista anual de sugestões bibliográficas.

Dessa forma, a aquisição, expansão e atualização do acervo estará sendo regularmente realizada com base na:

  1. a) bibliografia básica e específica, dentro do possível, bibliografia complementar referente a cada componente curricular dos cursos;
  2. b) indicação do corpo docente e discente;
  3. c) adequação dos assuntos às áreas exploradas pelos cursos oferecidos pela Instituição;
  4. d) produção técnica, didática e científica disponível no mercado editorial.

A Biblioteca Cora Coralina coloca à disposição de seus alunos a plataforma de e-books e e-pubs “Minha Biblioteca”.

Uma biblioteca completa para acessar quando e onde quiser! Através desta plataforma, o alunos podem acessar integral e gratuitamente livros de todas as áreas do conhecimento.

Faça seu cadastro!

Para cadastra-se enviar: NOME COMPLETO, MATRÍCULA, CURSO E CPF, para o e-mail bibliotecaitba@facmais.edu.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support