Biblioteca Cora Coralina

 

A Biblioteca Cora Coralina disponibiliza a seus alunos a plataforma de e-books e-pubs “Minha Biblioteca”. É uma biblioteca completa para acessar quando e onde quiser. Por meio dessa plataforma, os alunos podem acessar, de forma integral e gratuita, livros de todas as áreas do conhecimento.

Enviar para o e-mail bibliotecaitba@facmais.edu.br.

  • NOME COMPLETO
  • MATRÍCULA
  • CURSO
  • CPF

Histórico

A Biblioteca tem por finalidade apoiar a comunidade acadêmica em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além de atender professores e alunos da instituição, a Biblioteca Cora Coralina está aberta à comunidade, prestando atendimento diário a qualquer usuário. Ela possui regulamento próprio que disciplina sua finalidade, estrutura, funcionamento, sistemas de empréstimo, e os direitos e deveres do usuário.

 

Biblioteca

A IES possui uma biblioteca com área total de 340 m², contendo 15 computadores, 8 espaços de estudos individuais e 60 lugares para estudo em grupo, distribuídos em 10 mesas de 4 lugares e 3 espaços de trabalho em grupo. Esse ambiente atende plenamente aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de alunos, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

Dos recursos:

a) Acervo por Área de Conhecimento

O acervo está classificado utilizando a Classificação Decimal Universal (CDU), juntamente com o Cutter, que forma o número de chamada (número de localização do livro na estante). Para a catalogação, é usado o Código de Catalogação Anglo Americano (CCAA), tradução do Anglo American Cataloguing Rules, 2ª ed. (AACR2).

As instalações do acervo contam com iluminação adequada, e as condições de armazenagem, preservação e disponibilização obedecem aos padrões exigidos. Há extintores de incêndio e sinalização bem distribuída.

b) Livros

Para compor o acervo dos cursos, a Faculdade de Ituiutaba – FacMais possui a bibliografia básica e complementar indicada no projeto pedagógico de cada curso. Além do acervo específico, que é priorizado, a biblioteca disponibiliza obras de referência e um acervo abrangente de outras áreas do conhecimento.

Todo o desenvolvimento do acervo foi norteado pelo projeto pedagógico dos cursos, com base na atualização dos títulos existentes em relação ao mercado editorial, adequando o número de exemplares ao número de alunos e incluindo novos títulos para atualização do acervo semestralmente. 

c) Periódicos

A biblioteca possui em seu acervo periódicos nacionais específicos para os cursos e outros de interesse da comunidade acadêmica. Para tanto, são mantidas assinaturas correntes, que poderão ser ampliadas conforme as indicações da comunidade.

d) Informatização

O acervo adquirido está integralmente representado no sistema informatizado da Faculdade  de Ituiutaba – FacMais, qual seja: Sistema Educacional Integrado (SEI), inclusive com possibilidade de acesso remoto.

Este sistema proporciona acesso imediato às informações desejadas, permitindo a consulta por autor, título e assunto. Além das consultas, o sistema permite a renovação de empréstimos e reservas online.

A Biblioteca possibilita à comunidade acadêmica o acesso à Internet por meio de um ambiente Wi-Fi (Internet sem fio). 

e) Base de Dados

A biblioteca disponibiliza bases de dados online para pesquisa, instaladas em microcomputadores com acesso à Internet, em locais apropriados, para consulta às bases de dados online.

 

Minha Biblioteca

É uma plataforma cadastrada por IP, em que docentes e discentes efetuam seu cadastro junto à bibliotecária, podendo usufruir de acesso fácil e rápido a cerca de 8 mil títulos de diversas áreas de especialização, como direito, ciências sociais aplicadas, saúde e educação. O acervo é constituído por obras de quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Gen-Atlas, Manole e Saraiva – proporcionando ao pesquisador uma pesquisa prática em uma plataforma inovadora para acesso a conteúdos técnicos e científicos de qualidade.

 

Sumário.org

Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros, de acesso gratuito. Instituições de Ensino Superior (IES) com cadastro na base e artigos científicos indexados permitem que todos os docentes e discentes efetuem cadastro. Esta base de dados é resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), anteriormente desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT).

 

f) Multimídia

O acervo multimídia é composto por CD-ROM e DVDs. A biblioteca disponibiliza aos usuários os equipamentos necessários para a utilização desse material.

g) Jornais e Revistas

A biblioteca conta ainda com a assinatura corrente de jornais e revistas nacionais.

h) Espaço Físico para Estudos

A biblioteca oferece espaço físico para estudos individuais e em grupo. As instalações são adequadas quanto a espaço físico, acústica, iluminação, ventilação e mobiliário.

i) Horário de Funcionamento

A biblioteca funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

j) Pessoal Técnico-Administrativo

O pessoal técnico-administrativo da biblioteca é composto por um profissional com formação em Biblioteconomia e um auxiliar de biblioteca.

A bibliotecária responsável, Aline Martins, possui graduação em Biblioteconomia e está registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia, 1ª Região, sob o nº CRB-3428.

k) Serviços Oferecidos

A biblioteca disponibiliza os seguintes serviços: consulta local, empréstimo domiciliar, reserva, levantamento bibliográfico, comutação bibliográfica (COMUT) e orientação quanto à normalização bibliográfica (normas ABNT). A consulta ao acervo é de livre acesso aos usuários internos e externos, que podem dirigir-se às estantes onde estão dispostas as obras ou aos microcomputadores disponíveis na biblioteca, os quais permitem a busca online por autor, título e assunto. São habilitados ao empréstimo domiciliar os alunos regularmente matriculados, bem como professores e servidores, mediante prévio cadastramento da digital.

O cadastramento do usuário é feito mediante a observância dos procedimentos descritos abaixo:

  • Alunos são cadastrados na biblioteca após efetuarem a matrícula.
  • Professores e servidores efetuam seu cadastramento na biblioteca mediante a apresentação de identidade funcional ou de documento que comprove sua situação funcional na Instituição.

Alunos podem retirar para empréstimo até 3 obras. O prazo de empréstimo é de 7 dias e pode ser renovado presencialmente ou online, desde que o usuário não esteja com a obra reservada. Professores podem retirar 5 obras por um prazo de 30 dias. Servidores podem retirar 3 livros por um prazo de 7 dias.

A renovação pode ser feita presencialmente na área de empréstimos/devolução da biblioteca ou online, desde que o material não esteja em atraso ou em cadastro de reserva. As reservas podem ser realizadas no atendimento da biblioteca ou online, pelo Sistema Educacional Integrado (SEI). Todo material emprestado pode ser reservado e, quando devolvido, fica à disposição do usuário que o solicitou por 24 horas. Após esse prazo, o material passa para outro usuário ou retorna à estante.

O levantamento bibliográfico é realizado em bases de dados nacionais e estrangeiras. A comutação bibliográfica é oferecida a usuários internos e externos, utilizando o Sistema de Comutação Bibliográfica do IBICT, o COMUT.

l) Plano de Atualização e Cronograma de Expansão do Acervo

A Faculdade de Ituiutaba – FacMais adota uma política permanente de aquisição, expansão e atualização do acervo, baseada nas necessidades dos cursos ministrados. O objetivo é manter uma biblioteca dinâmica e sempre atualizada, respondendo às demandas didático-pedagógicas de todos os cursos em andamento e dos que venham a ser implantados.

A política de aquisição e expansão do acervo atende a um cronograma elaborado pela biblioteca, por meio do levantamento das necessidades dos usuários e da elaboração de dotação orçamentária em consonância com a projeção de compras estipulada pela Diretoria da Instituição.

Sob essa diretriz, a Instituição contempla, para os projetos de implantação de novos cursos e manutenção dos já em funcionamento, a adequação do orçamento elaborado no ano anterior, projetado para atender às necessidades identificadas. As formas de execução da política de aquisição e expansão observam, em primeira instância, as recomendações do Ministério da Educação, considerando a relação direta entre o número de obras disponíveis e a quantidade de vagas ofertadas, de tal forma que possa suprir toda e qualquer expectativa de alunos e professores nas atividades de estudo e pesquisa, realização de trabalhos científicos e consultas bibliográficas. A política de atualização do acervo objetiva atender à demanda de novas obras para os cursos e atualizar as já existentes. Aos professores da Instituição é solicitada uma lista anual de sugestões bibliográficas.

Dessa forma, a aquisição, expansão e atualização do acervo serão realizadas regularmente com base na:

  • bibliografia básica e específica, e, dentro do possível, bibliografia complementar referente a cada componente curricular dos cursos;
  • indicação do corpo docente e discente;
  • adequação dos assuntos às áreas exploradas pelos cursos oferecidos pela Instituição;
  • produção técnica, didática e científica disponível no mercado editorial.